Na Metrópole: Avenida Web

23 de mai. de 2007

Avenida Web

Somos atingidos diariamente por um enorme volume de mensagens publicitárias. É difícil estimarmos um número exato. Nem os profissionais de comunicação conseguem precisar a quantidade, pois os números variam. Devemos entender esses estímulos como toda e qualquer mensagem publicitária, independente da mídia.

Os números variam, mas a conclusão é a mesma: excesso de propaganda. Isto faz com que os anúncios se tornem parte da paisagem, não são mais notados, não conseguem atrair o
consumidor, pelo contrário, acabam irritando.

Na Internet isso não é diferente. Como a Web acabou com as fronteiras da comunicação, a concorrência é ainda mais acirrada, a competição saiu do âmbito local e agora é mundial. É ingênuo pensar que a presença na internet é suficiente para dar visibilidade para uma marca,principalmente porque a grande maioria das empresas possui uma presença passiva na rede e repete as fórmulas dos meios tradicionais de propaganda.

Se entrarmos em um grande portal de notícias e até em alguns blogs, podemos constatar que a poluição visual e a quantidade de propaganda são equivalentes ao de uma grande avenida. A quantidade de banners - os outdoors da internet - são imensas, ocupam quase o mesmo espaço do conteúdo e incomodam os leitores. O ápice foi um banner com som no email do Yahoo, extremamente inconveniente.

Enfim, a frase 'Clique Aqui' já não é mais suficiente para garantir o acesso dos internautas e as empresas devem maximizar os recursos que a internet proporciona, um canal diferenciado, interativo e democrático.

No BannerBlog é possível ver diversos exemplos de banners que fogem do formato convencional e realmente atraem a atenção do consumidor. Coloco aqui alguns exemplos




Isso ai!

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