Na Metrópole: Inter Campeão - Emboscada Burguer King

8 de jun. de 2007

Inter Campeão - Emboscada Burguer King

O termo Marketing de Guerrilha foi criado por Jay Conrad Levinson (criador do Homem de Marlboro). Em síntese, Levinson defende que as pequenas empresas podem competir com as grandes e para isso precisam maximizar os recursos disponíveis, utilizar idéias criativas e inovadoras que não obrigatoriamente necessitem de grandes somas de dinheiro.
A essência do Marketing de Guerrilha é utilizar métodos não convencionais de propaganda para chamar atenção dos consumidores.

O Marketing de Guerrilha possui diversas ferramentas, dentre elas o Ambush Marketing ou Marketing de Emboscada. Esta estratégia consiste em aproveitar o evento do concorrente para promover sua marca praticamente de graça. Isto acontece bastante em grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Uma marca que conseguiu se promover apenas com Marketing de Emboscada é o cassino online Golden Palace. Sempre invadindo eventos amplamente cobertos pela mídia e aparecendo em vários veículos ao redor do mundo. Uma dessas invasões aconteceu em 2005 na final do Mundial Interclubes da Fifa entre São Paulo e Liverpool.


A mais recente intervenção aconteceu ontem na final da Recopa Sul Americana entre Internacional e Pachuca. Se o Inter ganhasse o jogo, conquistaria a Tríplice Coroa (Libertadores, Mundial e Recopa). Aproveitando-se disso, a cadeia de fastfood Burger King, distribuiu aos torcedores colorados diversas coroas com o logo da empresa, aparecendo várias vezes ao longo da transmissão do jogo que estava sendo coberto por 3 emissoras de televisão.
Gol do Inter que foi campeão e do Burger King que conseguiu aparecer e muito mais, criar simpatia entre os torcedores.

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