Na Metrópole: Empresas brasileiras dizem não aos blogs

28 de mar. de 2007

Empresas brasileiras dizem não aos blogs

Saiu na INFO


"Uma pesquisa feita no Brasil revela que os blogs estão longe de ser realidade nas empresas.
De acordo com o estudo, que ouviu 1 008 executivos entre agosto e setembro do ano passado, apenas 0,54% das empresas utilizam blogs próprios e 2,62% capturam dados dos clientes em páginas externas ou sites de redes sociais.
Ricardo Pomeranz, coordenador da pesquisa realizada pela Rapp Collins, afirma que, apesar de 70 mil novos blogs serem criados em média por dia, essa ferramenta é ainda uma novidade para as empresas, que estão acostumadas com os processos convencionais de comunicação.
Exemplo disso é que somente 5,55% das empresas que desenvolvem ações de relacionamento com seus clientes fazem campanhas utilizando as redes sociais.
Segundo o estudo, 8% das companhias pesquisadas permitem que pessoas de fora da empresa alimentem o blog sem restrições e 8% oferecem incentivos não financeiros para colaboradores externos.
A pesquisa apontou ainda que entre as empresas que mantém blogs 20% contrataram um funcionário exclusivamente para desenvolver essa ferramenta; 20% optaram por uma pessoa ou empresa externa para responder em seu nome; e 44% utilizam a participação dos próprios funcionários."


Pois é, pouca gente entende o valor de um blog corporativo. Acho que o principal motivo é o receio de receber críticas e elas influenciarem outros clientes.

Mas o blog é isso aí, diferente de um website corporativo, é um canal de comunicação aberto onde o feedback é constante. Onde os consumidores podem elogiar, criticar, sugerir, reclamar, reivindicar, etc. A postura da empresa deve ser a mais transparente possível. Não tem outro jeito.

No exterior, várias corporações mantem blogs. Humaniza a empresa, promove a marca, abre mais um canal de relacionamento com o cliente e etc. Só para citar alguns:

Jonathan Schwartz (President & CEO, Sun Microsystems)
Kevin Lynch (Chief Software Architect, Adobe)
Blog do Google Brasil
Blog do Skype Brasil

Para entender melhor a utilidade dessa ferramenta, é recomendado a leitura do Blog Corporativo do Fábio Cipriani e consequentemente de seu livro.

É isso ai!

Marcadores: , ,

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

21/11/2009, 01:21  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial