Na Metrópole: Os Seis Graus de Separação

13 de jun. de 2007

Os Seis Graus de Separação

A idéia dos seis graus de separação surgiu pela primeira vez em 1967, quando o psicólogo norte-americano Stanley Milgram publicou a teoria de "mundo pequeno" na revista Psychology Today. Neste estudo, Milgram descobriu que voluntários nos Estados norte-americanos de Nebraska e Kansas conseguiram chegar a pessoas desconhecidas em Massachusetts usando uma rede de amigos, contatos comerciais e outras relações.

O assunto foi abordado também em outros estudos, além de filmes, como o documentário "Meu Encontro com Drew Barrymore", e jogos, como "Oráculo de Bacon".

No filme "Meu Encontro com Drew Barrymore", Brian Herzlinger tem apenas 30 dias e U$1.100,00 para se encontrar com a famosa estrela de Hollywood Drew Barrymore, por quem é fanático desde a infância. Ele se utiliza desses graus de separação e consegue falar com produtores, atores, amigos e até a esteticista da Drew, mas não vou falar se ele consegue se encontrar com ela. Estraga a surpresa.

O jogo "Oráculo de Bacon" faz a relação do ator Kevin Bacon com os demais artistas presentes no site IMDB, e cria o grau de relação Bacon. Fernanda Montenegro, por exemplo, tem um número de Bacon de 3, obtido da seguinte forma: ela atuou em Joana Francesa (1973) com Jeanne Moreau; esta atuou com Eli Wallach em The Victors (1963) e, finalmente, este atuou com Kevin Bacon em Mystic River (2003).

A internet é uma grande via para estreitar relacionamentos, e a idéia dos seis graus de separação continua presente. Um exemplo é o Orkut, onde embaixo do nome de alguma pessoa cujo perfil você visita aparece a relação que você tem com essa pessoa, quando existe alguma.

Você já fez alguma vez essa relação para saber qual o grau de separação entre você e alguém famoso ou desconhecido?

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial